terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Resenha: Garoto Encontra Garoto - David Levithan

Garoto Encontra Garoto - David Levithan

 
 
Título Original: Boy Meets Boy
Editora: Galera Record
Número de páginas: 240
Gênero: YA, LGBT
Nota: 5.0
Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!




 Eis aqui um fato: David Levithan é um gênio. Eu descobri isso quando li Will Grayson, Will Grayson há dois anos atrás e só tenho mais confirmações conforme vou lendo suas maravilhas. Garoto Encontra Garoto foi um presente maravilhoso para começar meu ano. Paul é nosso protagonista e com ele vamos adentrando o que para qualquer seria mais um ambiente de ensino médio com seus dramas e conflitos diários, mas é claro que Levithan vai além. Com personagens que te fazem sentir no meio da sua turma de amigos e questões como confiança e coragem sendo abordadas de uma forma maravilhosa, Garoto Encontra Garoto te prende do começo ao fim.
 A história começa com Paul, Tony e Joni indo ao show de um amigo em uma livraria. É lá onde Paul vê Noah pela primeira vez e onde tudo muda. Sem conseguir tirar Noah da cabeça, Paul - que passou por um término tenso com Kyle - começa a se uma nova chance. A parte o início desse relacionamento, temos Joni, melhor amiga de Paul, seguindo em frente com Chuck depois de terminar (por doze vezes) com Ted - que nem preciso dizer, não está nada contente com isso, já que ninguém suporta Chuck por ele a) ser um babaca e b) ter tentado difamar Infinte Darlene para todo colégio. Infinite Darlene, que talvez seja a melhor e mais adorável personagem dessa história: uma drag queen líder de todos os comitês de baile e quarterback do time de futebol americano. Sempre com conselhos radicais e enérgicos, pronta para resolver qualquer problema, a qualquer hora, desde que esteja muito bem maquiada, obrigada. Fora todos os plots dentro do colégio, temos Tony; apesar de ser gay declarado, seus pais - religiosos fervorosos -, preferem ignorar o fato de o filho não ser como eles queriam.






 Eu gostaria de ter todos os post its do mundo para marcar cada quotezinho desse livro. A forma como Levithan desenvolve o relacionamento de Paul e Noah, tão doce e tão delicado como todos os namoros são na adolescência, com as questões sobre ciúmes e confiança, sobre descoberta e paixões, simplesmente brilhante. Assim como a amizade de Joni, Paul, Ted e Tony, os choques que a põem a prova e como todos nós sabemos que quem tem amigos nunca está sozinho. Você se sente acolhido, amado e me atrevo a dizer: infinito. Como reencontrar velhos amigos que você só se deu conta de que sentia falta até revê-los ou como voltar para seu lugar favorito no mundo. Quem conhece as obras do autor sabe que ele aborda o tema da homossexualidade na adolescência de maneira real e franca, como no caso de Tony. Confesso que fiquei em lágrimas várias vezes, e juro que se pudesse teria abraçado o Tony e dito que estava aqui por ele, mas acho que os amigos dele passaram essa mensagem haha.
Gostaria que todas as pessoas no mundo tivessem a oportunidade de se sentirem acolhidos por esse livro maravilhoso que é Garoto Encontra Garoto; conheçam sua nova turma de amigos, conheçam Infinite Darlene - melhor pessoa ever - e contemplem essa coisa linda com sua mensagem que magnífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário